Skip to content

FAQ (Perguntas Frequentes)link

Link para o texto em inglês: FAQ

O que é o RetroAchievements.org?link

RetroAchievements.org é uma comunidade sem fins lucrativos cujos membros colaboram para a sua manutenção e aperfeiçoamento enquanto competem entre si para ganhar conquistas personalizadas em jogos clássicos por meio da emulação. Todas as conquistas são criadas e mantidas pela própria comunidade e são presenteadas para os usuários através de emuladores especialmente customizados e disponibilizados em nossa página. Uma vez logado em nossos emuladores, os programas irão informar à central todas as conquistas que você conquistou para que você possa checar e comparar o seu progresso com o de seus amigos através do site.

No exemplo a seguir, RAGens (nossa versão personalizada do emulador Gens do Mega Drive) está emulando o jogo Streets of Rage 2. Dois leaderboards especiais podem ser notados no canto inferior direito da tela (eles irão coletar informações especiais como a pontuação, por exemplo). Ao completar uma série de requisitos, uma conquista é desbloqueada pelo jogador que é informado sobre o evento através de um "pop-up" especial. Ao final do exemplo, um menu especial com várias informações sobre o jogo (que pode ser ativado ao pressionar a tecla ESC) aparece na tela.

sor2-cheevos

O que é o modo HARDCORE?link

O modo HARDCORE é um recurso adicional que separa os bons jogadores dos grandes jogadores! Ao habilitar esse modo, você ficará impossibilitado de carregar um arquivo de "savestate" previamente salvo, ou seja: o jogo não mais poderá ser salvo e carregado a qualquer momento. Ao habilitar o modo HARDCORE, você deverá completar o jogo assim como ele foi projetado em seu console original e ganhar as suas conquistas sem a ajuda de recursos extras. Como recompensa, toda vez que habilitar uma conquista nesse modo, duas versões da mesma conquista serão presenteadas: a sua versão normal (ou SOFTCORE) e a sua versão HARDCORE, cada uma delas somando a mesma quantidade de pontos ao seu placar totalizando o dobro de pontos que iriam ser ganhos com o modo HARDCORE desabilitado. Um jogo com um total de 400 pontos poderá lhe conferir 800 pontos caso você ganhe todas as conquistas disponíveis no modo HARCORE!

Nota: Ao jogar no modo "SOFTCORE" e usar as opções de "savestate" para salvar e carregar o seu jogo a qualquer momento, comportamentos inesperados por parte das conquistas poderão ser observados. Para mais informações, leia o informe em: Why you shouldn't use the load state feature

Qual emulador eu preciso usar?link

Os emuladores oficiais do RetroAchiements.org são todos baseados em Windows. Para outros sistemas operacionais, você pode usar o RetroArch. Mais informações abaixo:

Emuladores oficiais do RetroAchievements.orglink

Por favor, faça o download do emulador da sua escolha na pagina de download, faça login usando o seu username e senha, então carregue uma ROM e jogue! Veja o vídeo a seguir para uma demonstração:

https://www.youtube.com/watch?v=rKY2mZjurJw

Como eu acesso o Overlay de conquista?link

Normalmente, isso é configurado na tecla do seu teclado'ESC', ou na função de pause no jogo. Na maioria dos emuladores, um jogo deve ser ativo para isso ser funcional.

Alguns dos emuladores já devem ser configurados atribuindo um botão do controle para ver o overlay de conquistas. Geralmente ESC no teclado deve ativá-lo, mas se você quer associar isto para um controle, veja este link.

Emuladores Retroarchlink

Para sistemas operacionais "Não-Windows" você deve usar o RetroArch.

Atualmente você pode ganhar conquistas via RetroArch nessas seguintes plataformas:

  • Windows
  • Linux
  • Mac
  • Android (Sim! Você pode ganhar conquista onde quiser com o seu telefone Android!)
  • PlayStation Vita (precisa ser desbloqueado com o HENkaku)
  • PlayStation 3
  • Wii U
  • Raspberry Pi (Sistemas recomendados: RetroPie, lakka e RecalBox

Você pode conseguir o RetroArch aqui.

Uma vez voce instalado e feito a configuração inicial, seguindo este guia para configurar as Conquistas: https://libretro.readthedocs.io/en/latest/guides/retroachievements/

Mantenha em mente que nem todos os cores do RetroArch é compativel com o RetroAchievements. Confira esta lista para ver qual escolher.

Nota do tradutor: Cores são arquivos que permitem que o RetroArch seja capaz de interpretar emuladores e posteriormente, ROMs.

Como eu posso ver o ícone da conquista quando eu ganho uma conquista no RetroArch?link

O RetroArch não tem suporte para esse recurso. Quando você ganha uma conquista, você apenas vê um texto com o título da conquista e então a descrição. Aqui está um tópico sobre isso no rastrador de questões do RetroArch, mas isso não parece ser uma prioridade para qualquer desenvolvedor ativo. Você é um programador em C e quer tentar? Qualquer contribuição é muito bem vinda!

Meu email de boas-vindas sumiu!link

Infelizmente algumas vezes o email de boas-vindas é conhecido por sumir. Se isso acontecer, por favor, faça login com o seu username e senha que você registrou, então visite sua página de configurações. No topo voce irá encontrar uma opção para reenviar o seu email de registração.

Onde eu posso encontrar ROMslink

Aqui não. Infelizmente é ilegal hospedar ou distribuir ROMs com copyright. Para extrair o arquivo de ROM do seus cartuchos, você pode usar uma ferramenta como o Retrode ou algo similar, então você pode usar o arquivo de ROM nos nossos emuladores. Outros sites hospedam arquivos ROM que você poderia usar com nossos emuladores, mas não aceitamos baixar ou jogar ROMs para jogos que você não possui.

Porque o meu jogo não está carregando as conquistas?link

Motivos:

  1. Não possui conquistas,
  2. Você possui a ROM incorreta.

Para mais detalhes leia esta página: Meu jogo não está carregando conquistas.

Se você é um usuário Linux, você pode usar essa ferramenta para checar se sua ROM está OK para o RetroAchievements: https://github.com/meleu/hascheevos

Esta conquista não ativou! (ou ativou em um momento errado)link

Esta é uma função contruida para apenas emuladores oficiais (não no RetroArch) que permique que você reporte conquistas quebradas que ocorram no momento errado, ou nem ativar. Vá em RetroAchievements -> Report Broken Achievements.

Veja este exemplo:

Como reportar.

Além disso, aqui está um video detalhado explicando como usar isto: https://www.youtube.com/watch?v=TTHbm700Y-Y Vídeo em inglês

Adicionando detalhes do seu estado do jogo quando ativou/não ativou, qual o modo de jogo, onde você estava quando aconteceu/não aconteceu, se você teve que resetar o jogo recentemente, tudo que você acha que pode ser relevante para a conquista. Isto é necessário para o nosso sistema, então os desenvolvedores sabem onde está o problema.

Se você tiver evidências de conclusão, você pode tambem contatar um administrador e a conquista pode ser premiada manualmente para você. Faça provas e poste em #help-me no Discord com a tag @admin. ou envie um PM (Mensagem Pessoal) para um usuário com o nivel de administrador.

Provas Qualificadas Capturas de Tela que mostra que está jogando no hardcore e que completou a conquista. Tal como vídeo (melhor ainda). Exemplos de conquistas que você ganhou que substituem esta conquista, ex. Você conseguiu a conquista por 10 mil pontos mas de 5 mil pontos não ativou.

Aqui está um exemplo perfeito de prova fornecido pelo gr1nya.

Eu quero fazer conquistas!link

Que bom!! O melhor lugar para se iniciar é aqui Começando como um desenvolvedor de conquistas. Uma vez que você se familiarizar com o Memory Inspector e outros diálogos relacionados a conquistas, você pode ir em outros Documentos para Desenvolvedores

Por favor, não hesite em perguntar se você precisa de ajuda, não debata-se! A coisa mais importante é ter certeza que está aproveitando qualquer coisa que você esteja fazendo, Se você não está se divertindo, não faça. Mas se você estiver frustrado e quer persistir, apenas mande uma mensagem nos foruns ou no Servidor do Discord e alguem irá lhe responder rapidamente.

O que são os Pontos Brancos?link

Pontos brancos são secundários baseados em quão dificil uma conquista é. Explicado Aqui em detalhes.

O que é considerado trapaça (para o hardcore)? E se eu encontrar evidêncas de um trapaceiro?link

A exploração de set de conquistas e a alteração ou modificação deliberada de jogos, emuladores, memória, velocidade (fast-forward é permitido) ou set. Carregar saves para obter conquistas sem ganhá-los durante o jogo normal.

Todas as trapaças dos jogos não são permitidas a menos que seja especificado na descrição da conquista ou comentários na página da conquista.

Nos vivemos por um código de honra acima de tudo. Se você encontar evidências de um trapaceiro, envie a evidência para o RAdmin ou para o email [email protected].

E se eu conseguir uma conquista que eu não ganhei?link

Mesmo que você não consiga, na maioria dos casos, você deve criar um ticket report (veja abaixo), deixando uma explicação do que foi errado. Você pode tambem remover essas conquistas de sua conta para você ter a satisfação de ganhar realmente ganhar elas.

Resetando Conquista
Resetando conquistas não ganhas

Como eu redefino minha senha? (Se eu não lembrar minha senha)link

Aqui: https://retroachievements.org/resetPassword.php

No site, na pagina frontal, enquanto não estiver logado reset password

Porque meu jogo não está carregando as conquistas?link

Veja: Porque meu jogo nao está carregando as conquistas

RetroAchievements tem alguma finalidade lucrativa?link

Não. RetroAchievments é uma comunidade de fãs devotados que dedicam tributos aos seus jogos favoritos criando conquistas e competindo entre si. Embora aceitemos doações através do Patreon, todo o dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do servidor e às despesas originadas pelo nosso site que se mantém inteiramente livre de propagandas. Todos os programadores e desenvolvedores dedicam o seu tempo à melhora da comunidade sem nenhum retorno financeiro.

Changeloglink

Last 10 changes on this page:

  • [2020-04-21 03:38] luchaos: update libretro docs links
  • [2019-03-24 23:58] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-03-24 23:42] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-03-24 23:41] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-03-24 22:06] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-03-24 21:50] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-03-24 21:49] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-03-24 21:48] MrGaussRA: Updated FAQ pt_BR (markdown)
  • [2019-02-10 16:05] meleu: fix broken link
  • [2018-10-11 00:17] CoolCanuck: https